Para a Silvana de 7 anos

0

Oi Sil!

Antes de mais nada, vou me apresentar: sou você daqui 15 anos.

Ontem participei de uma brincadeira muito legal, que me fez lembrar muito de você. Tinha um tapete colorido no chão que, com certeza, te faria sentir vontade de ter uma roupa com aquela estampa ou cores. Silvaninha, a brincadeira me fez te enxergar tão bem e por isso eu me senti na obrigação de te escrever. Talvez pra te alertar, talvez pra te proteger. Talvez pra não te deixar morrer nunca. Chamava ENEAKIDS. Você vai gostar muito de todos esses derivados de ‘Enea…’

Você vai se dar bem, Sil.

Vai concluir a segunda série sem nenhuma recuperação. E todas as outras também. Só acho que você deveria dar mais atenção aos exercícios de matemática. Eu sei que é muito chato e também é uma das coisas que você mais odeia fazer. Mas Sil, se você fizer o caderninho de exercícios todos os dias, vai ficar muito mais fácil, daqui a pouco. Quem sabe tentar persistir um pouco mais no Kumon?

Isso vai economizar algum dinheiro da mamãe, que não vai ter que pagar uma aula particular de matemática pra você ficar brincando na cara do professor, que cobra muito caro. Ganhar dinheiro é um pouco difícil.

Sil, suas amigas vão durar! Não todas, é claro… Mas as que você mais gosta hoje, você vai continuar gostando por um bom tempo. Elas vão ficar um pouco mais chatas, fazendo coisas como comer couve e gengibre, mas vão continuar com você. Também não vão querer mais apostar corrida na piscina, nem sujar a mão de terra, mas você vai dar um jeito nisso. Continue assim.

Você vai conhecer pessoas incríveis e escrever sobre elas. Só cuidado pra não sair confiando demais em todas. Eu sei que você gosta de sair contando as coisas da sua vida pra todo mundo e acredita que todos vão ser legais, mas Sil, as pessoas nem sempre são legais. Algumas não estão preparadas ou pensam diferente de você. Então, vamos com calma. Infelizmente, elas podem te machucar. Você pode prestar mais atenção nisso, por favor?

A sua mãe, apesar de muito louca – como você acha – só quer o seu bem. Ela quer muito que você não sofra, que você não caia e que você não fique gripada. Mal sabe ela que você vai ter Esclerose Múltipla e viver muito bem com ela. Mal sabe ela que você vai ter que sofrer muito pra aprender algumas coisas e que ninguém vai poder passar por isso por você.

Calma! Não quero te assustar. Vai doer mas vai passar e você vai ser ainda mais forte e feliz depois. Então, tente ser paciente. Inclusive com a mamãe. Sil, você acredita que ela tem uma coisa dentro dela que faz ela achar que o mundo é muito mais perigoso do que ele realmente é, e que você precisa se proteger de tudo e de todos a todo momento? Chamam de Tipo 6, instinto autopreservação dominante. Ela não faz por mal.

Vocês ainda vão brigar muito e eu não posso evitar isso. Você vai fazer 7 tatuagens (com plano de mais umas 15) e ela vai ficar sem falar com você em quase todas as vezes. Sabe o que você pode fazer, Sil? Tranquilizá-la, explicar algumas coisas com paciência e prestar um pouquinho de atenção nas coisas que ela te fala. Nem tudo é tão loucura assim.

Eu sei que você se sente sufocada, mas hoje eu sei também que ela se sente muito desprotegida. E sei que você é a coisa no mundo que ela mais ama e quer proteger. Entende como é difícil? Você precisa ter calma – aquilo que você quase nunca tem. Sua mãe é a pessoa que você mais vai amar na vida. E sempre vai querer o apoio dela. Todos os dias. Você ainda vai sonhar muito com isso.

Seu pai vai te surpreendeu, Sil. Vocês vão continuar amigos e vão continuar jogando bola, baralho e nadando muito. Mas ele nunca vai aceitar algumas coisas que você vai querer fazer e ser. E eu tenho certeza que você poderia jurar que ele aceitaria. Fale com paciência e tente não gritar tão alto.

Sabe esse carro vermelho que você quer tanto? Você vai ter, Sil! Vai comprar com o seu dinheiro, vai se sentir muito feliz por isso e vai viver muitas coisas legais com ele.  Quando você tomar algumas cervejas, é melhor deixá-lo na garagem (sua mãe vai te lembrar sempre disso e ela tem razão). Ah, sim. Acredite se quiser, você vai gostar de cerveja! A faculdade e a falta de dinheiro vão contribuir para isso.

Sabe o que eu queria te falar, também? Comece a usar o seu reloginho para marcar o tempo das suas tarefas. E não levante antes de dar o tempo que você estipular. Não levante antes de acabar o que você tinha que fazer naquele tempo. Seja a lição de matemática ou o desenho da aula de artes. Se você já começar a treinar o seu foco, na minha idade vai ser muito mais fácil não sentir as formiguinhas picando sua bunda na cadeira. Nem vai ser tão chato assim, eu prometo.

Você vai escolher a profissão certa e trabalhar com o que você sempre quis. Não vou te contar qual é a profissão, pra não estragar a surpresa. Você só vai descobrir no segundo colegial.

Quer mais uma notícia boa? Você vai ter o cachorro mais legal do mundo! Sim, seu pai vai aceitar isso e Sil, ele vai até beijar o baby. Pois é, se alguém me contasse isso com a sua idade, eu também não acreditaria.

O ENEAKIDS me fez enxergar tanta coisa, Sil. Talvez eu não consiga mudar o seu passado, mas com certeza, estou mais preparada para te ajudar daqui pra frente. Com as suas dores que precisam ser sentidas, com todas as suas relações e com tudo que você é e ainda vai querer ser.

Só eu posso te ajudar. Confie em mim e tente controlar essa ansiedade. Se eu fosse você, acreditaria.

Com carinho,

Silvana do futuro

About Author

Leave A Reply